"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos."
Pitágoras

terça-feira, 7 de junho de 2011

Não jogue suas ideias no lixo...

   Debater questões ambientais nas classes escolares do país e do mundo já é uma atitude cotidiana, corriqueira em um presente que questiona as atitudes humanas do passado e preocupa-se muito com o futuro da vida e do planeta.
   Confrontar a realidade buscando a conscientização por parte dos educandos de que a mudança do ambiente está em suas mãos, na mudança de suas atitudes e no resgate de valores outrora cultuados é o objetivo de um dos projetos que estão sendo desenvolvidos em nossa Escola, com a turma do 9º ano, na disciplina de ciências; integrando ainda as atividades que a Instituição está realizando no 1º semestre, alusivas aos 200 anos de Bagé.
 


Partindo de questionamentos e reflexões sobre a atual situação do nosso ambiente, os alunos assistiram ao documentário que trata da grande problemática do descarte desenfreado de materiais que poderiam ser reaproveitados, reutilizados ou transformados, e viram de frente a situação quando fizeram uma visita ao Aterro Sanitário da cidade, proporcionada pela Secretaria do Meio Ambiente como uma das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente.




"A realidade é que muitas pessoas em nossa cidade não tem noção do que descartam e acabam colocando o lixo em qualquer lugar; o que acaba causando problemas sérios nas ruas, entupindo esgotos e principalmente prejudicando a natureza" (Relata uma das alunas que faz parte do trabalho).


"A quantidade de lixo que jogamos fora é absurda, além de não haver a necessidade de comprarmos tantos produtos descartáveis. É necessário ainda que a população respeite e conscientize-se da coleta que está sendo implantada na cidade" 

    Preocupados em como poderiam disseminar esse aprendizado pela Escola, surgiu  a ideia de construirmos um espaço próprio para os alunos; construído por eles a partir de materiais descartados.
   "Vamos construir um espaço de lazer para todos os alunos, utilizando materiais que acabariam sendo jogados no lixo ou esquecidos num canto da Escola. Será um espaço para os alunos, feito por alunos, onde, além de descontração, poderemos plantar nossa experiência e, no futuro, colher seus resultados". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário